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✽  RESULTADO DO TESTE  ✽

 Volvo C40 (Recharge Twin Ultimate – modelo 2024) 

Doze meses depois de receber o carro e com 7 300 Km no conta‑quilómetros e o consumo de  1 500 kWh, partilho a minha opinião e experiência relativamente a este modelo, com tudo o que encontrei até agora que ainda não está perfeito.

Falhas no sistema de assistência ao condutor e na qualidade dos acabamentos, para não falar de alguns pormenores sobre a ergonomia da seleção de algumas opções.

Apresento também algumas sugestões para melhorar a funcionalidade do automóvel. Espero que os engenheiros da Volvo as apliquem em futuras actualizações de software.

Em termos de consumo de electricidade, está muito longe dos alegados 17,6 kWh/100 km. De momento, está mais próximo dos 20 kWh//100 km, para uma autonomia média de 350 km entre cada carregamento a 100 %.

Obrigado pela vossa atenção.

   Correcções:

1  ‒  Ao nível do software existem alguns pequenos problemas de funcionamento:
      a)  ‒  de vez em quando, impossível fechar o carro tocando nos puxadores das portas. Sou obrigado a fechar o carro com a chave;
      b)  ‒  abrir e fechar a porta do portabagagens com o pé é também uma questão de sorte. Funciona de forma aleatória. Por vezes, nem com a mão no puxador consigo abrir a porta. É  preciso usar a chave;
      c)  ‒  a visualização dos sinais de trânsito, (principalmente os sinais de limite de velocidade), não é muito eficaz.
Se o mostrador (ecrã) do condutor se baseasse apenas na leitura dos sinais pela câmara, haveria uma explicação para esta ineficácia, mas o mostrador também sincroniza com os dados do GPS, pelo que há uma má atualização com a sincronização entre o GPS e a leitura dos sinais.

2  ‒  Acrescentar, onde não existem, vedantes de isolamento por baixo do capô para que não entre água (suja) entre o capô e o portabagagens dianteiro.

3  ‒  No carro que recebi, o capô e a tampa de acesso à tomada para carregamento do veículo não estão corretamente alinhados com a carroçaria.

4  ‒  O contorno da tampa do portabagagens traseiro é muito acentuado. Coloquei uma borracha normalmente utilizada para proteger as portas contra impactos.

5  ‒  O "LKA" (Lane Keeping Aid  –  auxílio à manutenção na faixa de rodagem) e o "RRM" (Runoff Road Mitigation  –  proteção de saída da estrada), só funcionam corretamente, se o "Cruise Control" estiver ativado, o que não faz sentido!

6  ‒  A luz indicadora "Auto Hold" (travagem automática quando parado) só se acende quando o pedal do travão é pressionado com uma certa força.

7  ‒  No manual do automóvel, secção "Janelas, vidros e espelhos", parágrafo "Parabrisas e vidro traseiro", opção "Utilizar o lava parabrisas e o lava faróis". Visto que a "Lavagem dos faróis" são uma opção, a frase "Os faróis são lavados apenas quando os máximos ou os médios estão ligados", estaria mais correta na rubrica "Lavagem dos faróis" em vez de "Lavagem reduzida".

8  ‒  No manual do automóvel, secção "Apoio ao condutor", parágrafo "Funções do controlador da velocidade", opção "Intelligent Speed Assist (ISA)", é explicado como ativar a função. Embora a escolha do modelo do meu carro (23w47) esteja correcta, a opção não aparece no menu do mostrador central.

  Últimas notícias!
O serviço de apoio ao cliente da Volvo informoume que a função "ISA" só está disponível nos automóveis fabricados a partir da quadragésima sexta semana de 2023, (a partir de 13/11/23)!
Também para outros melhoramentos com as actualizações do software!
Tive azar…! O meu carro foi fabricado durante a quadragésima segunda semana de 2023 e é o modelo (23w17)!
Estou muito… muito… desiludido…!!!

   Sugestões:

1  ‒  Possibilidade de ouvir música e ver filmes através de uma chave de memória USB ligada à porta USB C rodeada por uma linha branca. A maioria dos automóveis dispõe desta possibilidade há cerca de dez anos!

2  ‒  Adicionar o pack "Pilot Park Assist". Dado que o carro está equipado com todos os sensores necessários, penso que é possível ativar esta funcionalidade no software (pelo menos rodar o volante sozinho). Se o modelo EX30 tem este pack, penso que o C40 também o pode ter!

3  ‒  Mudar o tamanho da chave do carro. Ela é enorme! Metade seria suficiente, como por exemplo, o tamanho da chave "Sport", a qual se pode comprar como opção, mas que tem o pormenor de não ter botões e também de se enviar para o lixo assim que a pilha descarregar!

4  ‒  Possibilidade de alterar as opções do limitador de velocidade (Speed Limiter ‒ "SL") e controlo da velocidade (Cruise Control ‒ "CC"), diretamente a partir da vista de início (Home), sem ter de passar por dois outros menus para aceder a estas opções.

5  ‒  Quando o limitador de velocidade está ativado, possibilidade de aumentar ou diminuir os quilómetros um por um, em vez de cinco por cinco.

6  ‒  Possibilidade de selecionar uma velocidade a não ultrapassar e de sinalizar com um "bip" quando essa velocidade é ultrapassada, sem ter de utilizar o "limitador de velocidade" ou o "controlo de velocidade".

7  ‒  Poder utilizar a opção "Pilot Assist" sem ter de ativar o "CC".

8  ‒  Possibilidade de mostrar o valor da pressão de cada pneu.

9  ‒  Melhorar a eficácia da função "Notificação pronto a conduzir". Essa notificação deve ser feita assim que o automóvel da frente retoma a marcha e não quando já está a vários metros de distância.

10  ‒  Possibilidade de guardar mapas de alguns países europeus em vez de utilizar a Internet para descarregar as indicações de destino. Por vezes, a rede é fraca ou não está totalmente acessível e aparece a mensagem "Impossível estabelecer ligação".
O GPS da aplicação "Google Maps" não é muito eficiente! Seria possível instalar outra aplicação de navegação com os mapas da Europa préinstalados?

11  ‒  Quando se recua, possibilidade de visualizar a imagem da câmara traseira no mostrador do condutor.

12  ‒  Dado que a visibilidade a partir do retrovisor interior é muito limitada, seria muito interessante poder visualizar a imagem da câmara traseira quando se conduz a qualquer velocidade, (e não apenas nas manobras de estacionamento).

13  ‒  Corrigir os problemas de visualização e de ergonomia no mostrador central. A secção de entretenimento tem problemas de visualização.
Corrigir a visualização dos vídeos. De vez em quando, ouvese o som, mas o vídeo apresenta, por vezes, um fundo verde, como por exemplo, no Youtube.

14  ‒  Possibilidade de instalar outros navegadores Web, por exemplo, "Firefox", "Edge", etc., e outras aplicações.

15  ‒  Na aplicação "Assistente de autonomia", mostrar também um desenho do chassis (bateria), das rodas e dos motores, com pequenas linhas animadas em função do consumo de eletricidade. Inspiremse no mostrador do software do Hyundai Ioniq plugin.

16  ‒  Adicionar à aplicação "Volvo Cars":
     ‒  possibilidade de fechar as janelas do carro ao trancar as portas;
     ‒  ativar o alarme (funcionamento idêntico ao botão da chave).

   Positivo:

1  ‒  O "CTA" (Cross Traffic Alert deteção de trânsito a cruzar nas traseiras do automóvel ao efetuar a marchaatrás).

2  ‒  A estabilidade do automóvel. A sensação de segurança é reforçada pelo seu peso, sem carga, de 2 200 kg.

3  ‒  O "One Pedal Drive". Seria interessante poder escolher a força de travagem.

4  ‒  Os acabamentos interiores.

   Minha conclusão:

Depois de todas estas sugestões e correcções, podem ver que estou um pouco, (muito!), desiludido com este carro que, antes de o encomendar, me agradava a todos os níveis!

É o primeiro Volvo que compro e espero que os engenheiros alterem estes pormenores para que não seja o último! É uma marca com um certo prestígio!

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Última modificação:
06/11/2024
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