✽ RESULTADO DO TESTE ✽
Hyundai Ioniq híbrido plug‑in 2020
Dois anos após receção do carro e com 10.800km percorridos, compartilho com vocês a minha opinião e experiência em relação ao modelo (Shine), com o que fui descobrindo que ainda não está funcionando corretamente, tais como: falhas no sistema (Hyundai Smart Sense); a insonorização do habitáculo; a qualidade dos acabamentos; os pontos positivos (infelizmente não muito numerosos!), etc.
Também dou algumas sugestões para que os engenheiros da Hyundai as possam aplicar nos futuros modelos e até mesmo corrigir o software nos atuais.
Do ponto de vista do consumo, (dois anos apòs ter recebido o carro), o segundo enchimento do depósito com gasolina durou nove meses. Quanto ao terceiro depósito, ainda marca 150Km de autonomia. Quanto à utilização em modo elétrico, o consumo total foi de 1.740kWh, para uma autonomia média de 47Km entre cada carga a 100%. Está um pouco longe dos 63Km anunciados!
➾ Sugestões:
1 ‒ possibilidade de guardar as nossas configurações, (por exemplo: estações de rádio favoritas; disposição dos ícones no ecrã principal; telefones aparelhados; etc.), após um "Reset" ou se a bateria foi desligada.
2 ‒ assinalar com um "Bip" quando se excede uma velocidade previamente memorizada, sem ser obrigado a usar o Limitador de velocidade ou o Cruise Control.
3 ‒ não perder a conexão de um dispositivo USB, ao pressionar o botão Start/Stop, sem ter previamente posicionada a alavanca de velocidades na posição "P". Procedendo por esta ordem: posicionar a alavanca de velocidades na posição "P"; ligar o travão de estacionamento elétrico; pressionar o botão Start/Stop para desligar o motor; abrir a porta do carro. Ao ligar o carro na próxima vez, o sistema áudio reiniciará na mesma faixa que estava a passar, (no mesmo segundo), quando o carro foi anteriormente desligado. Se não se respeitar essa sequência, o sistema áudio esquece o dispositivo USB.
4 ‒ identificar o nome da pessoa, quando se faz uma chamada telefónica ou quem nos chama, caso esteja memorizada nos nossos contactos.
5 ‒ ao aparelhar o telefone, o sistema copia somente os contactos. Porque é que não copia também todos os favoritos? Somos obrigados a adicioná‑los um a um e no máximo 10.
6 ‒ os acabamentos em plástico nos cantos superiores direitos das portas. Arranca‑se a pele ao tocar nessas zonas. O mesmo problema aplica‑se à soldagem dos metais. O isolamento vai deteriorar‑se rapidamente, uma vez que já existe uma boa marca causada pelo mau acabamento da soldadura.
7 ‒ o tapete de borracha para a proteção do porta‑bagagens, devia ter os buracos pré‑preparados para a passagem dos fixadores elásticos para amarrar as bagagens.
8 ‒ o botão para ativar os sensores de estacionamento está mal posicionado. Fica escondido pela alavanca de velocidades quando esta se encontra na posição "D". A minha sugestão, seria de trocar a posição desse botão com o que ativa o aquecimento do volante, (em baixo à esquerda), ou onde ele se encontrava no modelo anterior.
9 ‒ o botão para ativar o travão de estacionamento elétrico, assim como o botão para ativar o fecho centralizado das portas, poderiam ter um pequeno LED para indicar quando estão ativados.
10 ‒ o habitáculo devia estar mais insonorizado. Ouve‑se demasiado o barulho do motor, (anormal para um motor a gasolina num veículo citadino!), quando se põe em funcionamento. Parece um carro de rali! Faz mais barulho que o do meu último carro com motor diesel! Também se ouve demasiado o barulho dos pneus na autoestrada.
11 ‒ adicionar um acessório onde se possa colocar moedas para pagar o parqueamento (parking).
12 ‒ abrir e fechar as janelas com um apoio longo nos respetivos botões da chave inteligente.
13 ‒ o modo automático do limpa‑pára‑brisas está muito lento para iniciar a limpeza quando começa a chover. Só começa a funcionar quando o pára‑brisas está cheio de água.
14 ‒ é indespensável adicionar um limpa‑pára‑brisas no vidro traseiro por cima do porta‑bagagens.
15 ‒ como ativar os serviços "Hyundai Live" e também a aplicação "BlueLink" para o Luxemburgo?
16 ‒ porque é que os modelos destinados aos EUA e Canadá têm mais opções do que os que são destinados ao mercado europeu. Por exemplo, as opções no menu "Parâmetros do veículo"!
17 ‒ eu tinha encomendado o carro com a cor dos assentos em cinzento escuro, (Fossil grey). Vieram com duas cores, cinzento escuro/cinzento claríssimo, (Shale grey), após um erro de encomenda do concessionário. Este varreu o problema com um simples: "Você assinou a ordem de compra, nada a fazer!". Conselho: evitem a escolha dos assentos nessa cor, (Shale grey). Quando o sol bate no tabliê vê-se o seu reflexo, incomodativo, no pára‑brisas.
18 ‒ Tal como no modo "Sport", assinalar no ecrã do painel de instrumentos, também no modo "Eco", qual é a velocidade que está a ser utilizada, (1, 2, 3, etc.), pela caixa de velocidades.
➾ Correções:
Eu sei que está escrito no manual de utilização que devemos ter sempre cuidado, etc. O problema é que, por vezes o sistema funciona, mas na maioria das vezes ele não deteta os peões, nem os veículos e nem os obstáculos. É fácil promover os sistemas de segurança para o condutor, (Hyundai Smart Sense), mas que não funcionam bem ou nem sequer funcionam! Poderia dizer‑se que é publicidade enganadora!
O modelo das jantes de 16" ilustradas no catálogo e nos sites Web da Hyundai, não correspondem às que estão montadas no carro que recebemos. Estas são muito menos bonitas que as que se podem ver no catálogo. É mais um chamativo para atrair o cliente!
1 ‒ O FCA, (sistema de travagem autónoma de emergência), funciona de forma muito aleatória. Por vezes, deteta os obstáculos, mas é mais frequente o sistema esquecê‑los, ou então travar sem motivo aparente (visto o obstáculo não ser perigoso para a segurança!).
2 ‒ O LFA, (sistema de assistência à faixa de rodagem), não centra bem o carro na faixa de rodagem, pelo contrário, ele passeia o veículo da esquerda para a direita e vice‑versa. Além disso, esse sistema é apresentado no site da Hyundai que ele funciona de 0km a 150km. Isso está errado, pois é apenas a partir de 60km. Mais uma vez, um erro grave, pois escolhemos um carro a partir das descrições (especificações) nos sites dos fabricantes.
3 ‒ O LKA, (sistema de assistência de manutenção à faixa de rodagem), só funciona quando o Cruise Control é ativado, o que não é lógico!
4 ‒ O sistema ISLW, (reconhecimento inteligente dos sinais de trânsito), exibe bem os sinais no ecrã do painel de instrumentos, mas não funciona para diminuir a velocidade, quando essa diminuição depende da leitura dos sinais e da ativação do Cruise Control, para uma determinada velocidade programada. Deveria funcionar de acordo com as publicações e com os manuais de instruções! Não é lógico reservar esse sistema somente para o Canadá e para os EUA!
5 ‒ Anular a desativação do sistema SCC, (Cruise Control adaptativo), derivada ao facto de acelerarmos durante um certo tempo para ultrapassar a velocidade programada no Cruise Control.
6 ‒ Modificar o software do sistema SCC, (Cruise Control adaptativo), para não desacelerar tão rapidamente, desnecessariamente, quando nos aproximamos de um veículo mais lento, mesmo quando foi regulada a distância mais curta possível. Somos forçados a mudar de faixa para evitar essa desaceleração. Terão os engenheiros esquecido de reprogramar o software para que este calcule a distância no sistema internacional, (metros, quilómetros), em vez de polegadas (milhas)? Quando se observa a distância de segurança de funcionamento do SCC, a tendência é para confirmar essa hipótese.
7 ‒ Adicionar um interruptor para desembaciar os retrovisores. Atualmente é necessário ligar o desembaciamento do vidro traseiro do porta-bagagens. Consumo desnecessário de bateria!
➾ Positivo:
1 ‒ O RCCW, (sistema de deteção de tráfego transversal ao fazermos marcha‑atrás).
2 ‒ O alerta de arranque do veículo dianteiro.
3 ‒ A estabilidade do carro. A sensação de segurança é favorecida pelo peso (tara) de 1.550Kg.
➾ Conclusão pessoal:
Após todas estas sugestões e correções, podem constatar que estou um pouco, (bastante!), desiludido com este carro o qual, antes de o ter encomendado, agradava‑me muito em vários detalhes. É o meu primeiro Hyundai que comprei e se os engenheiros não mudarem esses detalhes, será, talvez, o último!
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